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Sobre o blog

Alimentar-se representa muito mais que apenas ingerir carboidratos, lipídios, proteinas, vitaminas e minerais. Significa relação social, afinal as pessoas comemoram, prazer, indulgencia etc. Neste Blog temos por objetivo discutir todas as faces dos nutrientes e como podemos estabelecer uma ingestão alimentar saudável sem abrir mão do prazer. Com isso pretendemos propor a você pequenas mudanças que farão diferenças importantes na sua vida, venha conosco.

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Histórico

13/09/2012

Peso x cintura

Como sabido mais importante que o peso corporal e o IMC para definir possíveis riscos cardiovasculares é a circunferência de cintura. Isto porque o acúmulo de gordura visceral desencadeia quadro inflamatório levando ao aumento da proteína c reativa entre outras citocinas. Este processo inflamatório favorece o aparecimento de problemas cardiovasculares. Por outro lado a gordura subcutânea não provoca este quadro de inflamação.

Por conta disto, o mais importante no processo de melhora do quadro de saúde é buscar a redução de medida de cintura e não necessariamente de peso corporal. Diversos trabalhos têm sido apresentados mostrando que mesmo sem perda de peso, a redução da medida de cintura melhora os parâmetros de saúde como colesterol LDL, glicemia, TG e etc.

Referência: Després, Int J Obes, 2003, 27:S22.

Després, Diabetes, 1985, 34:1055

Por Luciana O. P. Lancha às 08h02

10/09/2012

ESTÁ SEM MOTIVAÇÃO? SEGUE 10 MANDAMENTOS PARA MANTER A ATIVIDADE FÍSICA NA SUA VIDA

  1.  

    1.   Escolha uma atividade física que já tenha tido experiências positivas no passado, que tenha afinidade, que sinta prazer.

     

     

    2.    Inicie pelo básico e vá aumentando a dificuldade apenas quando perceber que o nível onde está já é fácil pra você.

     

    3.    Determine dias e horários fixos para se exercitar, a atividade física precisa ter tempo e espaço determinado na sua vida, deve ser o momento para cuidar de você mesmo.

     

    4.    Estabeleça a presença nas aulas ou treinos como uma meta semanal e procure se recompensar por estar cumprindo esta meta fazendo algo que lhe dê muito prazer.

     

    5.    Registre sua evolução. Verifique sua condição física através da sua percepção de esforço. No primeiro dia de atividade anote de 0 a 10, sendo 0 nenhum esforço e 10 o máximo de esforço possível. A cada dia verifique e registre a nota para a percepção de esforço e construa um quadro da sua evolução. Isso ajuda a perceber mesmo as pequenas mudanças.

     

    6.    Estabeleça uma meta a médio prazo e outra meta a longo prazo, descreva o que você precisa fazer para alcançar cada uma dessas metas e qual será a recompensa em alcançá-las.

     

     

    7.    Inclua diversão na atividade física, convidando amigos pra treinar junto com você, ouvindo as músicas que você mais gosta, estando em contato com pessoas interessantes durante seu treino.

     

    8.    Escolha um ambiente que você sinta-se confortável para se exercitar, que seja agradável, se você não gosta das pessoas e professores da sua academia, procure outra ou vá para o parque treinar ao ar livre.

     

     

    9.    O profissional de educação física tem um valor muito importante, não apenas porque tem a formação específica para lhe ajudar, ele é peça fundamental na sua motivação. Escolha alguém para supervisionar seus treinos que você confie, goste e que seja uma companhia agradável.

     

    10.      Compartilhe suas metas com pessoas que você sabe que estarão torcendo por você e ajudando no que for preciso, elas serão seu apoio nos momentos de desmotivação e poderão ajudá-lo a retomar suas metas e elogiar quando você alcançá-las.




    Bons treinos :)


    Carla Di Pierro

    Psicóloga do esporte

    www.carladipierro.com.br

 

 

Por Carla di Piero às 10h20

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Sobre os autores

Ana Carolina Garcia

Graduação em Nutrição - USP, especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de EEFE - USP e especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo IMeN. Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Antonio Herbert Lancha Jr.

Graduação em Educação Física – USP Especialização em Fisiologia do Exercício – UNESP Mestrado e Doutorado em Nutrição Experimental – USP Pós- Doutorado em Medicina Interna – Washington University Professor Titular de Nutrição Aplicada à Atividade Física – USP Coordenador do Grupo de Nutrição do Vita Diretor da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Camila Freitas

Graduação em Nutrição - USP

Pós-Graduação em Gastronomia

Responsável pela área de nutrição das academias Reebok (SP)

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Carla di Pierro

Graduação em Psicologia - PUC SP

Especialização em Psicologia do Esporte - Instituto Sedes Sapientiae

Especialização em Clínica Analítico Comportamental - Núcleo Paradigma

Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva - Amban HCFMUSP

Psicóloga da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Desire F. Coelho

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Esporte - USP

Mestrado em Educação Física - USP

Doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP

Aprimorando em Transtorno Alimentar pelo AMBULIM HC-FMUSP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luciana O. P. Lancha

Graduação em Nutrição e Esporte – USP Mestrado em Bioquímica – UNICAMP Doutorado em Ciências Biomédicas - USP Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luiz Augusto Riani Costa

Graduação em Medicina – UNICAMP

Pós-graduação em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício – USP

Doutorando em Fisiopatologia – EEFE/HCFMUSP

Diretor Clínico do setor de Cardiologia dos Laboratórios

Diagnósticos da América (DASA)

Fisiologista do Vita

Médico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Marco D. Leme

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Eng. de Alimentos - Instituto Mauá de Tecnologia

Nutricionista do Grupo de DOR - IOT HCFMUSP e da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Patrícia Campos-Ferraz

Graduação em Nutrição – USP

Mestrado em Ciências dos Alimentos – USP

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Renata C. Sardinha

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo. Nutricionista do Bio Menu Congelados Saudáveis


Rodrigo Ferraz

Graduação em Educação Física - USP

Especialização em Treinamento Desportivo - UNIFESP/EPM

Especialista em Prevenção de Lesão e Treinamento em Pacientes Oncológicos

Preparador Físico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida