Bio Menu

Busca

Sobre o blog

Alimentar-se representa muito mais que apenas ingerir carboidratos, lipídios, proteinas, vitaminas e minerais. Significa relação social, afinal as pessoas comemoram, prazer, indulgencia etc. Neste Blog temos por objetivo discutir todas as faces dos nutrientes e como podemos estabelecer uma ingestão alimentar saudável sem abrir mão do prazer. Com isso pretendemos propor a você pequenas mudanças que farão diferenças importantes na sua vida, venha conosco.

Categorias

Histórico

29/11/2010

As férias podem ser aliadas da boa forma!

Finalmente as férias estão chegando. Todos fazem seus planos de descanso e turismo. O fato importante para todos é que nessa época podemos dar mais atenção a nós mesmos. Isso significa utilizar nosso corpo para fazer deslocamentos em viagens de turismo podendo conhecer com mais detalhes novas regiões e cidades.

Nas viagens de descanso muitos se perguntam: vou engordar?  E a resposta é: depende! Para isso alguns cuidados merecem ser tomados.  Quando fazemos uma viagem de descanso normalmente nossa rotina é de leitura de um livro e várias liberdades alimentares que fogem do nosso habitual. A equação é simples. Reduzimos o gasto e elevamos o consumo calórico, assim o balanço é sobra de energia, ou seja, engordar! Algumas pequenas atitudes podem fazer a diferença.

Tenha um dia mais ativo, faça diferentes atividades como jogar frescobol (alguns chamam de raquetinha), aprenda uma atividade nova como o surf para aqueles que irão para a praia, caminhe etc. eleja todo dia uma atividade diferente e prazerosa. Essas atitudes, além de promover o gasto energético maior do que se você ficasse em repouso, garantem ganhos de capacidade de oxidação de gordura (queima de gordura popularmente falando).

Para combinar faça escolhas menos gordas na alimentação. Algumas dicas podem ajudar muito. Carnes bovinas, frango, peixe e queijos são alimentos que muitos acreditam ser unicamente protéicos. Entretanto eles fornecem em média quarenta por cento em gordura.  Isso não significa deixar de consumi-los, mas reduzir sua porção no prato e prepará-los de forma mais saborosa. Para aqueles que não querem se preocupar com essa proporção e preparação, mas querem o resultado desse equilíbrio, algumas empresas de pratos congelados, como o BioMenu (www.biomenu.com.br) garantem esse balanço. Assim a opção pelo dia a dia das férias com uma alimentação mais equilibrada e saborosa sem precisar perder tempo com a preparação da refeição.

Aproveite também o verão para deixar de lado um pouco as barrinhas de cereais que tanto nos acompanham no intervalo das refeições no dia a dia. Não deixe de comer entre as refeições nas férias, mas troque as barras e biscoitos por picolés de fruta, ou água de coco, milho. Desta forma você varia a alimentação e não fica com a sensação de que mesmo de férias não pode tomar um sorvete.

Aproveite as férias, mas volte em forma, não precisa emagrecer, mas também não precisa engordar! Boas férias!

Para mais informações acesse:

Body Fat Regulation: Is It a Result of a Simple Energy Balance or a High Fat Intake? Luciana Oquendo Pereira-Lancha, Desire Ferreira Coelho, Patrícia Lopes de Campos-Ferraz, and Antonio Herbert Lancha, Jr J. Am. Coll. Nutr., Aug 2010; 29: 343 - 351.

Por Luciana O. P. Lancha às 13h05

Ir para UOL Ciência e Saúde

Sobre os autores

Ana Carolina Garcia

Graduação em Nutrição - USP, especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de EEFE - USP e especialista em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo IMeN. Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Antonio Herbert Lancha Jr.

Graduação em Educação Física – USP Especialização em Fisiologia do Exercício – UNESP Mestrado e Doutorado em Nutrição Experimental – USP Pós- Doutorado em Medicina Interna – Washington University Professor Titular de Nutrição Aplicada à Atividade Física – USP Coordenador do Grupo de Nutrição do Vita Diretor da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Camila Freitas

Graduação em Nutrição - USP

Pós-Graduação em Gastronomia

Responsável pela área de nutrição das academias Reebok (SP)

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Carla di Pierro

Graduação em Psicologia - PUC SP

Especialização em Psicologia do Esporte - Instituto Sedes Sapientiae

Especialização em Clínica Analítico Comportamental - Núcleo Paradigma

Aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva - Amban HCFMUSP

Psicóloga da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Desire F. Coelho

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Esporte - USP

Mestrado em Educação Física - USP

Doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP

Aprimorando em Transtorno Alimentar pelo AMBULIM HC-FMUSP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luciana O. P. Lancha

Graduação em Nutrição e Esporte – USP Mestrado em Bioquímica – UNICAMP Doutorado em Ciências Biomédicas - USP Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Luiz Augusto Riani Costa

Graduação em Medicina – UNICAMP

Pós-graduação em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício – USP

Doutorando em Fisiopatologia – EEFE/HCFMUSP

Diretor Clínico do setor de Cardiologia dos Laboratórios

Diagnósticos da América (DASA)

Fisiologista do Vita

Médico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Marco D. Leme

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo

Graduação em Eng. de Alimentos - Instituto Mauá de Tecnologia

Nutricionista do Grupo de DOR - IOT HCFMUSP e da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Patrícia Campos-Ferraz

Graduação em Nutrição – USP

Mestrado em Ciências dos Alimentos – USP

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP

Nutricionista da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida


Renata C. Sardinha

Graduação em Nutrição - Centro Universitário São Camilo. Nutricionista do Bio Menu Congelados Saudáveis


Rodrigo Ferraz

Graduação em Educação Física - USP

Especialização em Treinamento Desportivo - UNIFESP/EPM

Especialista em Prevenção de Lesão e Treinamento em Pacientes Oncológicos

Preparador Físico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida